quarta-feira, 4 de junho de 2014

Leituras Diárias

Há algum tempo tenho estipulado uma certa rotina de leitura pra mim. Tenho lido muito mais nos 3 últimos meses do que nos últimos anos e isso me faz querer escrever. Pelo menos, me estimula a ter ideias para escrever. Nem sempre escrevo quando tenho vontade e muitas vezes perco as ideias, assim como um fotógrafo perde uma fotografia se não estiver com a câmera em punho no exato momento em que percebe uma oportunidade de uma boa foto espontânea. Meus interesses de leitura além da literatura, englobam assuntos como filosofia, política, educação, contracultura, economia, psicanálise, sociologia, artes em geral (música, teatro, cinema...) e o que mais de interessante estiver ao meu alcance.

Tenho uma lista enorme de livros para ler e assim como bom leitor, tenho mais material para ser lido do que materiais já lidos. Não me contento apenas com leitura de livros. Uma coisa que me incomoda em pessoas que lêem, são pessoas limitadas a apenas um assunto. Gosto de pessoas que passeiam por diversos assuntos e que tem curiosidade de aprender sobre diversas coisas. Não tem nada mais decepcionante do que ouvir alguém dizer que gosta de ler ou está lendo bastante e quando indagada do que está lendo, a resposta é: livros da faculdade. "Ah, tá...". E por mais que a pessoa curse algo de interessante, sempre vem a barreira da limitação.

Ler muitos livros de literatura, ficção, história, romances é legal. Mas quando você comenta algo sobre a atual conjuntura nacional ou internacional e você percebe que a pessoa não sabe nada do que acontece fora do mundo dela também é decepcionante. Acho que a pessoa ganha num ponto e perde muito no outro. Sei que muitas vezes é difícil ter pernas e braços para abraçar o mundo, mas há de se fazer o mínimo ou ficar alienado a apenas 1 tipo de informação ou conhecimento. Ninguém é obrigado a conhecer tudo, mas o simples fato de pelo menos ter uma referência de algo já te torna mais interessante.

Acredito que eu reme mesmo contra a maré. 98% das pessoas que conheci na faculdade liam apenas o que era mandado ler. E eu não tinha a menor paciência para essas pessoas, me restringia a um pequeno e seleto grupo de leitores rebeldes, que liam mais do que o básico e liam coisas que não tinham nada a ver com o que se estudava no nosso curso. É verdade que o conhecimento de verdade está nos livros e não nos jornais e revistas. Na mídia retiramos apenas as informações. O pensar mesmo se constrói com um bom alicerce de livros. Conheço algumas pessoas que são super antenadas nos jornais e revistas semanais, mas não tem um bom alicerce político e filosófico dos livros, uma boa bagagem de conhecimento e vivem a arrotar e repetir o que ouvem da televisão sem ter senso crítico. São simplesmente massa de manobra, os reaças que proliferam aos montes pelo facebook, também conhecidos como coxinhas.

Conheço algumas pessoas da área educacional que nunca lêem. Parece mentira, mas não é. Não lêem sequer um único livro por ano, porque dizem que não tem tempo para isso. Como um professor pode servir de péssimo exemplo de leitor para seus alunos? Mas existem vários por aí.

Minha rotina básica consiste em 1 hora de leitura de revistas e 1 hora de leitura de um livro diariamente. Já passei épocas em que não conseguia ler nada. Estava muito desestimulado, tentava me planejar e não conseguia. Então comecei a deduzir que eu não tinha que ler só se fosse ler durante 2 ou 3 horas, mas que se eu pudesse destinar pelo menos o mínimo de tempo por dia, eu já estaria por satisfeito, nem que fosse apenas 30 minutos.

Nos últimos meses tenho lido diariamente. É raro o dia que não leio. Faço um acomanhamento diário de minhas leituras no Excel e tenho visto meu desenvolvimento nos últimos meses. Algumas das revistas que leio todo mês são: Revista Cult, Roadie Crew, Info, Modern Drummer, Rolling Stone, Trip, Quatro Rodas, entre outras. Como trabalho viajando, leio diariamente uma média de 2 a 3 horas por dia depois de 12 horas de trabalho. Quando estou de folga consigo me dedicar um pouco mais. Acho que aquele ditado: Você é aquilo que come, também se aplica a leitura: Você é aquilo que lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário