terça-feira, 10 de junho de 2014

Onde estão os Blogs?


Há algum tempo tenho procurado por blogs para seguir e não tenho encontrado nada de interessante. Reativei há pouco tempo meu perfil no facebook para participar de grupos de blogueiros e leitores e me deparei com um universo totalmente diferente do que conhecia há alguns anos. Todo mundo que navega pela internet pelos últimos 10 anos, talvez, ou que acompanhou o surgimento dos blogs, sabe que ele tem referência com a ideia de se escrever um diario online, onde qualquer pessoa possa acompanhar a vida pessoal de alguém que deseja expor suas ideias, etc. Entretanto, os blogs ganharam mil e outras formas de serem escritos. Virou uma ferramenta para se divulgar qualquer tipo de coisa e muito usada por jornalistas também. Pra quem queria ter um site e não entendia nada de html, o blog era uma forma simples de se colocar uma pagina "no ar" em poucos segundos.

Os grupos de blogueiros no facebook funcionam ativamente, principalmente com divulgação de blogs. Confesso que o orkut era muito mais organizado. Uma vez postado algo na time line do facebook e adeus postagem, ela se perde ali para sempre e você não tem como rastreá-la. Existem centenas se blogs divulgados por lá diariamente. O curioso é que 99% dos blogs divulgados são de meninas e os assuntos se dividem em 3: "Literatura" (entre aspas mesmo), moda e maquiagem. São autoras adolescentes que trocam resenhas e dicas de livros e dicas de moda e maquiagem. Os livros seguem a linha best-sellers (o livro da moda agora é o tal "A culpa é das estrelas"). Não sei de quem é e já criei uma aversão gratuita pela histeria em torno dele.

Alguns blogs tem inclusive links para vídeos postados no You Tube pelas próprias blogueiras onde elas comentam os livros lidos e falam sobre maquiagem e moda. Por um lado, é muito legal ver uma nova geração sabendo se apropriar destas ferramentas e discutir tais questões, por outro tudo me soa tão fútil. As resenhas são rasas e sem base nenhuma. Ler um ou outro livro bobo é aceitável, ter uma estante e um blog somente de best-sellers é algo deveras superficial. Auto-ajuda então nem se fala. 20 pontos a menos. Ler 10 livros por mês de futilidade é como não ler nada. É pueril. Será que não se ensina nas escolas o que é literatura e o que é best-seller? Enfim, continuo procurando por aí blogs interessantes sobre literatura, filosofia, cultura e artes em geral. Mas estão cada vez mais raros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário