sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Info Digital

No fim de 2014, fiquei sabendo que a Revista Info deixaria de ser produzida impressa. Tive muita resistência com a notícia, ainda mais sendo assinate e colecionador. Sou assinante da revista há uns 2 anos e acompanho mensalmente seu conteúdo. É uma excelente revista para quem quer ficar por dentro das novidades na área tecnológica, smartphones, tablets, apps, gadgets em geral, etc.

Antes de ser assinante, comprava mensalmente a revista nas bancas. Uma vez perdi de comprar a do mês atual e comprei a versão digital no site. Me espantei com a interatividade da revista no tablet. Áudio, vídeos, clips, animações, etc. Tudo nas páginas da revista, sem precisar "fechar a revista" e sentar ao computador para acessar algum conteúdo multimídia. Mas não mergulhei neste universo e continuei comprando a revista física nas bancas.

Sou um colecionador de cultura, tenho revistas antigas que não me desfaço delas, artigos da época da faculdade, apostilas, livros e várias outras coisas. Ter todo esse material digitalizado me desocuparia muito espaço físico na minha casa, mas confesso que bate um sentimento de vazio que chega ser hilário - e que não deveria ocorrer. É quase que algo sintomático e sem dúvida bem obsessivo. Gosto de estar cercado deste material e pensar que tudo poderia estar num computador ou tablet, me soa um pouco estranho. Seria muita modernidade para um fetichista como eu.

A experiência de ler uma revista digital não é ruim ou razoável. É super interessante. Você tem ali na página vídeos, música e todo conteúdo multimídia que a revista física não tem. Eu recorro muitas vezes a internet quando leio revistas. Quero sempre checar um link, um vídeo, uma música, etc e no tablet você tem tudo isso na mesma página. Pra quem não tem espaço em casa para guardar revistas e livros e não se apega a estas coisas um tablet é tudo o que você precisa.

Acabei de ler a edição de fevereiro no tablet. O conteúdo pode ser todo acessado offline, com exceção de alguns links. Confesso que me fez pensar também se outras revistas também já possuem um conteúdo digital, como a Cult, a Roadie Crew ou a Modern Drummer, por exemplo. Lembro quando o JB anunciou que deixaria de ser impresso. Na época eu comprava todo sábado o jornal, apenas para ler o caderno de literatura. Depois que virou digital nunca mais li. Não faço a menor ideia se ainda existe. Provavelmente vou procurar saber se ainda existe o suplemento e voltar a lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário